quarta-feira, 30 de abril de 2014

Descaso

FALTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS AO MUNICÍPIO
A falta da prestação de contas referente aos programas da Merenda Escolar e dos Transportes  decorrentes do exerci cio de 2013, poderá acarretar sérias consequencias ao município de Baraúna. 
A secretária de Educação, Célia Bezerra,  desde que assumiu a pasta que recorre aos arquivos da prefeitura para saber onde anda toda a documentação relativa aos recursos do ano passado. Até aqui, não tem encontrado pistas  dessa documentação.
Ao que se sabe a contabilidade era feita em forma digital por uma empresa de Natal contratada pelo o ex-prefeito, Isoaes Martins(PR), quando indagado afirma ter deixado na prefeitura. 
Sem o paradeiro dessas notas a prefeitura terá que apresentar até o dia de hoje, toda documentação, do contrário o município perderá  recursos importantes que prejudicará  a educação.
Célia Bezerra tem envidado esforços neste sentido para que Baraúna não seja prejudicada com tamanho descaso. O que lhe restou foi se resguardar da responsabilidade como gestora da Educação, obrigando-se a registrar ocorrência na delegacia civil e ao Ministério Público. 
"Nós  não podemos ser responsabilizado por aquilo que não era de nossa alçada. Baraúna não pode pagar um preço desses por conta da gestão  anterior".
Assim, o caminho é apelar para a sorte e a sensibilidade do governo federal. do contrário, perderemos um recurso que representa muito para a educação municipal.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Reforço na divisa

PARTIDOS SE ORGANIZAM EM PROL DA CAMPANHA DE FRANCISCO JOSÉ JUNIOR 
 
Lideranças ma comunidade de Angicos
Os partidos que integram a frente de apoio ao candidato a prefeito de Mossoró, Francisco José Junior(PSD), através de forma articulada pelo atual vice prefeito de Baraúna, Edson Barbosa(PV), viabilizou a integração de uma frente para ajudar na região de divisa entre o município de Baraúna com Mossoró. 
Na linda de divisória várias comunidades detém eleitores dos dois município: Angicos, Santa Maria, Santa Luzia, Recreio, Fazenda Nova e Pa Santa Clara, 
Ontem, a frente formada pelos partidos PV, PT, PSD, PROS, SDD e PMN seguiram rumo a essas localidades munidos de farta publicidade e realizaram visitas em prol do candidato Silveira Junior. 
O trabalho dessa luta conta com os vereadores DIVANISE, FÁTIMA DE JUREMAL, TÉRTULO ALVES e FLÁVIO MATIAS. Ontem, em especial foi um dia em que todos percorreram a região que contou ainda com o Secretário de Agricultura, Didi Veríssimo e ainda Edson Barbosa.

sábado, 26 de abril de 2014

Gerais;;;curtas...

TIRADENTES - hoje a tarde tem a finalização do campeonato do Tiradentes. A comunidade inteira recebendo grande caravana dos amantes do esporte.

ESTRADA - A prefeita Luciana Oliveira(PMDB), quer urgencia na recuperação da estrada do Tiradentes â Baraúna. A secretaria de Obras já encostou muita piçarra ao longo do percurso.

DANIEL - afiado o goela, não tem medido distancia na sua fala nos anais da casa. Antenado, atento e sempre de voz empunho na defesa do governo.

BETINHA - A nossa presidente do COMDCA tem pressa e quer a mobilização da sociedade em prol do 18 de Maio. Data relevante em defesa da Criança e do Adolescente.

SENAC E PREFEITURA - terão um a nova etapa de cursos para o decorrer deste ano. A SEMASC é a porta voz que defende a permanência do SENAC por aqui na parceira com o PRONATEC.

IMOBILIÁRIA - Novos investimentos surgem por nossa Baraúna. O crescimento nas edificações, obras e imóveis fazem parte do cenário de desenvolvimento local.

TÉRTULO ALVES - Fazendo linha direta com a capital em sintonia com seus deputados Jácome e Raimundo Fernandes, PMN e PROS pavimentando espaço em Baraúna.

JAIR FISCAL - Segue em apoio as candidaturas endossas pelo presidente da Câmara. Em relação a opção partidária do suplente do PR ele espera no futuro dar um salto diferente.

SANTA MARIA - reclama da falta de agentes de saúde e médicos na região. A comunidade deve enfrentar mais um problema que é a falta dágua. Em conversa com a prefeita e secretaria de  saúde Marizete alertei do quadro e se mostraram dispostas a solucionar com maior brevidade a situação...

Dr ANDREY - Vem a todo vapor dando conta no atendimento a população mais carente que precisa do apoio juridico. Ele a bel Sanandreia Lopes estão com pilhas de processos ajudando sem distinção em nome da prefeitura.

DESENVOLVIMENTO RURAL  - O secretário Didi Verissimo e o líder sindical Nequinho convocam todas as entidades legalmentes constituídas para a escolha do Conselho na sede do sindicato nesta terça feira pela manhã.

LINHA DE FRENTE - A comissão de Baraúna em prol de Silveira Junior em Mossoró será mobilizada na fronteira do município nas visitas entre FAZENDA NOVA - SANTA MARIA - ANGICOS - RECREIO e VILA NOVA.

COMISSÃO PRO SILVEIRA - É formada pelo PV/PSD/PMN/PROS/SDD e PT com afinação logística entre os vereadores Ruberlandio, Fátima, Divanize, Ailtoin Lopes, Flávio Matias  e Tertinho. Alem de Edson Barbosa, Graça Ferreira e  Raimundo do Poço Novo.

Entraves

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESAFIA BUROCRACIA PARA MANTER CONVÊNIOS
Não tem sido fácil para a atual administração trabalhar. Muitos entraves, mudanças e burocracias acabam prejudicando o bom andamento da gestão. 
Por base na secretaria de Educação, a titular da pasta, Célia Bezerra, tem sido habilidosa e procura encurtar caminhos para que o nosso município não seja penalizado, principalmente na perca de recursos. 
Um dos desafios recentes é buscar nos arquivos da gestão anterior a prestação de contas para que a Merenda Escolar e o Transporte dos alunos não sejam afetados. 
Para se garantir os recursos no exercício de 2014 é necessário a prestação de contas do exercício anterior e contudo, a secretária vem envidando esforços para resolver os impasses. 
Tudo que foi relativo a gestão anterior foram digitalizados e a empresa já foi acionada para apresentar tais documentos, do contrário  a educação e Baraúna sofrerá perdas irreparáveis. 
O PNATE, O PNAE E O PDDE são programas que precisam serem prestados contas até o dia 30 deste.

MUDANÇA DE GESTORES
A direção das escolas Municipais por pouco também não foram afetadas pelos entraves da burocracia. Com a necessidade de obterem os cheques para as despesas do mais educação, os novos diretores recorrerão ao Banco do Brasil com o apoio da secretaria para que fossem emitidos e garantir a coberturas dos gastos. 
A agencia do Banco do Brasil local alega que para a impressão dos cheques se faz necessário pelo menos 15 dias e como o dia 30, é o dia D da prestação de contas foi recorrer a sensibilidade da direção da agencia e evitar o transtorno. 
Foram sete escolas que mantiveram os recursos do caixa escolar na conta, mas graças ao empenho conjunto de sua equipe mais um obstáculo foi vencido.

Por dever de justiça

 
INTERESSANTE QUANDO A JUSTIÇA QUER ELA TEM CELERIDADE
Não é porque tenha interesse na causa ou me sinta incomodado pelo os acontecimentos das coisas e fatos. A questão é que o poder da justiça é interessante na medida dos interesses e da satisfação, me lembro bem e todo mundo sabe que em relação a situação de Baraúna em especial, logo após o resultado eleitoral de 2012 vem se travando um embate jurídico e só no final de Janeiro deste, é que finalmente se deu por resposta de que alguém estava acobertado pela proporia lei, mas tudo foi a passos de tartaruga. Um estresse danando, muita peleja da defesa e enfim, Baraúna foi devolvida aos baraunenses. 
Mas, como todo direito é legitimo o perdedor ou prejudicado apelou e a novela foi reiniciada em novos capítulos, só que desta vez, rápida, de forma meteórica e já se sabe os resultados muito antes da sentença do MM  juiz. Isso, é que me refiro ao poder que quer ele faz e é célere. 
Não questiono a intenção dessa matéria  e a  quem interessa possa, porém, fico a lembrar de que no nosso fórum local, a comarca de Baraúna se debruça de um processo que se arrasta há quase 4 anos, a famigerada questão do "Lixo", onde um escândalo as custas do nosso erário está numa gaveta e a disposição de um desfecho final. Entendo, que houve tempo suficiente, demais  até para uma decisão final. 
No tocante ao novo processo  que visa cassar a atual prefeita  Luciana do jeito que vai ocorrerá antes do previsto, pois, me parece que  desta feita a oposição não terá que aguardar mais de um ano como todos   nós fivemos ...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Governadora

ROSALBA É RECEPCIONADA EM BARAÚNA
Talvez Baraúna seja o único município do estado onde a governadora sempre é bem vinda.
Ontem, mais uma vez ela esteve aqui e foi calorosamente recebida por lideranças, vereadores e a prefeita Luciana e seu staff de secretários. Percorreu a extensão da estrada do entorno da 015 - construida para desviar frota pesada.
Rosalba veio conferir a única e pífia obra de seu governo de quase quatro anos. Deixou para trás muitas promessas em moradias, conclusão da escola Técnica, melhoria da segurança e a tão sonhada estrada do melão. 
Várias ações que foram motivos de discursos não serão atendidas pelo tempo que já encerra esse seu mandato marcado de greve e revolta de várias categorias. 
O fato é que aqui nosso povo é ordeiro, simples e tem fé, além do mais é respeitoso.
Vem ai um novo tempo político e vamos talvez bater palmas, pedir votos e até votar de novo em algum que  prometa olhar com bons olhos para o nosso povo ou que nos engane...
Em todo caso quando o poder quer ele faz, se a governadora quiser ai vai mais uma dica para que Baraúna possa agradecer os quase 90% dos votos obtidos por aqui.

SEGURANÇA:
PELOTÃO DE POLICIA 
MAIOR EFETIVO POLICIAL 
VIATURA 
POLICIA DE FRONTEIRA
CONDIÇÕES PARA BOM FUNCIONAMENTO DA POLICIA LOCAL

INFRAESTRUTURA:
CONCLUSÃO DA ESTRADA DO MELÃO
CONCLUSÃO DA ESCOLA TÉCNICA ABANDONADA DESDE GARIBALDI
DEVOLVA A POPULAÇÃO O GEIDEC - NÚCLEO DE BARAÚNA 
AMPLIAÇÃO DE NOSSA RN 015 - TRECHO PRIMAVERA/MOINHO NOVO E MATA BURRO/ESCOLA AMAURI RIBEIRO(Duplicação da avenida)
PAVIMENTAÇÃO DE RUAS (Emendas dos deputados)
CONCLUSÃO DE NOSSO ABATEDOURO (abandonado)

SAÚDE
CONVENIAR O MUNICÍPIO EM PROGRAMAS ESTADUAIS 
AJUDAR A AMPLIAR HOSPITAL
CEDER AMBULÂNCIA UTI

É nosso dica.

Evento

SENAC E SEMASC REALIZAM EVENTO DE ENCERRAMENTO DE CURSO 
Marcado para amanhã Escola Amauri Ribeiro, a partir das 18h00 o encerramento do Curso de Produção de Eventos idealizado pelo SENAC e em parceria com a Secretaria de Ação Social do Município. 
Os alunos terão a oportunidade de apresentarem várias situações de eventos onde os mesmos se aperfeiçoaram para a vida profissional. 
O curso teve boa participação que durou cerca de três meses. A prefeitura pretende dar continuidade a novos cursos e inserir a cada dia  mais jovens no mercado de trabalho. 

Ação PV

PLS do senador Paulo Davim, que criminaliza o preconceito contra pessoas com transtornos mentais, ganha apoio de uma grande empresa de telefonia do país

Em pronunciamento essa semana no Plenário do Senado Federal, o senador Paulo Davim (PV-RN) pediu aprovação dos colegas para seu Projeto de Lei do Senado (PLS) 74/2014 - que trata da Psicofobia - o qual altera o decreto 2.848/1940 do Código Penal, incluindo como crime o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência ou transtornos mentais. A Psicofobia é uma bandeira levantada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e que o senador Paulo Davim abraçou, sensibilizado e por acreditar que o preconceito contra essas pessoas contribui para a exclusão social, assim como também dificulta a melhora do quadro clínico.

"Vem crescendo na sociedade e na mídia, esse desejo de criminalizar o preconceito contra pessoas que sofrem com deficiência ou transtornos mentais", disse Davim em trecho do pronunciamento e em seguida anunciou aos colegas senadores que a empresa de telefonia Oi está apoiando a iniciativa da ABP e o seu PLS, disponibilizando em seus cartões telefônicos, uma fotografia que sugere a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência ou transtorno mental e a seguinte frase: "Psicofobia é crime".

Para Davim - que citou a empresa em seu pronunciamento por achar louvável esse tipo de sensibilização - a iniciativa da Oi é um chamamento à reflexão contra a Psicofobia. "É louvável que uma grande empresa defenda os direitos dessas pessoas, porque é, sobretudo, uma defesa dos direitos humanos".

Caso o PLS seja aprovado, será incluído no Decreto do Código Penal, que trata sobre discriminação e preconceito, a tipificação da Psicofobia, como crime, como já é o preconceito racial, por exemplo.

"Chacotas, perversidade e preconceito não podem ser tolerados contra pessoas que têm transtorno mental. Isso provoca uma maior deterioração no quadro clínico", finalizou Davim.


domingo, 13 de abril de 2014

Gesto

CARTÓRIO PAIVA AMARAL: SOLIDARIEDADE.
 
O Cartório Paiva Amaral realizou café da manhã neste domingo, juntamente com os familiares dos funcionários, em solidariedade ao Hospital Infantil Varela Santiago. "Nossa participação na campanha O amor pela crianças, o legado da copa. Nesta copa marque um gol na sua consciência, foi um pequeno gesto de solidariedade aos nossos irmãos que necessitam dos serviços desta unidade hospitalar, disse o empresário Airene Paiva.
 
RN POLITICAEMDIA. 

Rápidas...gerais...

SANTO EXPEDITO - A VIII Caminhada organizada pelo segmento católico foi marcada pelo sucesso neste domingo na vertentes. Fieis de Mossoró e Baraúna marcaram presença no evento...

VARIADAS- O grupo da oposição se posiciona com vistas  a eleição da Mesa Diretora. Isoares tem seu candidato preferencial e Aldivon tem o seu, de quebra alguns vereadores se movimentam entre si.

 
 SELO UNICEF - A presidente do COMDCA, Betinha me deu uma péssima noticia de que perdemos a participação no selo UNICEF deste ano. Toda a discussão e mobilizações já estavam preparadas, o contra-ponto foi que deveríamos realizar em fevereiro que passou  o Fórum e com a mudança administrativa acabou desarticulando tudo e o tempo passou e dançamos nessa conquista. Lamentável!

PLEITO - Quem se habilitar na investidura do cargo de presidente pode está há um passo da prefeitura. E o vice presidente bem próximo de ser co comandante da Câmara por dois anos. Quem é vereador hoje comemora a importância...

OPORTUNA - Larissa Rosado(PSB), candidata por Mossoró se encontrava em companhia da nossa prefeita Luciana Oliveira no evento religioso de Santo Expedito. 

DIVANISE - Foi clara quando em sessão jogou confetes pela postura do colega Maninho. Ela afirmou em alto e em bom som, se o seu grupo não tiver candidato votará no peemedebista.

REQUERIMENTOS - cerca de doze requerimentos com aval de todos passaram despercebidamente no plenário da casa, até aqueles mais complicados. No meu tempo de vereador, até as indicações eram barradas. Pode?

AUDIÊNCIA PUBLICA   DA  SAÚDE ´O requerimento aprovado por unanimidade trará discussão  de nossa saúde municipal. Marizete será interrogada pelos edis e sociedade. 

DIDI VERSISMO - vem atuando na zona rural com a vacinação do rebanho de caprinos e ovinos. A sua pasta é importante no setor rural.

FÁTIMA  BEZERRA - A deputada que em demonstrado sua boa atuação na Câmara Federal pensa dar um salto para o senado. Por aqui, o PT tem o compromisso em ajudá-la. Recentemente fez doação de equipamentos para os conselheiros de Baraúna.

PLANO NOVO - Já nas mãos da prefeita e do vereador presidente o Plano de Cargos e Salários do Magistério que vem desde de 2009 cheio de incorreções. Fui o  único vereador contra aquelas manobras que até hoje prejudica parte da classe.

OBRAS À VISTA - soube por um influente colaborador da administração que muitas obras estão a caminho. O município terá avanços significantes em obras estruturantes, 

REORDENANDO - Já passado quase 80 dias de gestão, a bem da verdade não o suficiente para arrumar a casa, mas doravante tudo caminha para o ajuste final. Luciana quer e defende mais serviços, saúde e melhorias para todos.

ELABORADO - O SINDSERB, professores e parte da categoria do magistério assinala como bom o novo plano, feito a quatro mãos, discutido e aprovado. Então, acreditam que não haverá sinalizador contrário a este significante avanço. Diga-se de passagem, Gilson Professor foi o melhor prefeito para a categoria, nunca fui professor, mas sou  prova das leis que sancionou.

DEIVID SIMÃO - Em todas. Bem auxiliado por Aurivan Silveira, tem tentado entender e colaborar com a administração no que é possível. 

DANIEL PEREIRA - Já disse a que veio na Câmara. Cobre perfeitamente a lacuna que faltava. Para bom entendedor uma palavra basta. 

ESTRADAS  - O secretário Rosan Soares vem suando a camisa com tantos pepinos encontrados. Mesmo assim, dando conta no que pode e ajudando a tapar buracos que se apresentam por conta das chuvas. 

MARCOS ANTONIO - toda sessão se faz presente para assessorar sua esposa, vereadora Gisele Romão, que vem a cada dia surpreendendo com sua atuação.

PLATÉIA - As sessões vem sendo acobertada de bom público, O povo aos poucos vem procurando saber o que acontece nas esfera municipais. No meu tempo, só seu NINGA e ninguém mais.

LUCIELMA SOARES - é a nova presidente do Conselho Municipal da Educação. Sucesso amiga!

GORETI LIRA - a professora da zona rural, Goreti Lira, filha de dona Carmelita será candidata única ao conselho de Primavera. 

ROLDÃO ROSA - Que é do PROS e não dos contras, está firme e decidido com Rafael Mota e Ricardo Mota para federal e estadual. Amarrou os bigodes com Arimateia de Juremal e assegura que ninguém tomará seu partido.

VALTINHO ALVES - Que hoje recebe o apoio do grupo do ex-prefeito Isoares Martins deverá ter ajuda dobrada por aqui, Candidato a federal  terá o aval do PMDB local também. Será o único candidato com o privilegio talvez de ter dois palanques.

NERIVAN CLÁUDIO - É o mais novo titular da importante pasta da Articulação Institucional. Foi nomeado para o lugar do ex-prefeito Gilson Professor, que entendeu ser interessante a presença do ex-vereador no auxilio da pasta de obras e demais pastas.
SECRETARIA DE CULTURA - Vem sendo pleiteada pelo bacharel em direito  Sandro Bezerra(PDT). Entende que a cultura merece mais ampliação e destaque. A fundação que preside se restringe a parcos recursos e que não pode fazer muito devido estar atrelada a Educação. A sugestão do projeto foi endossado pelo edil Ruberlandio (PT);


Sessão na Câmara

VEREADORES DEBATEM PROBLEMAS 
A Câmara de Baraúna teve em sua sessão de   quinta feira  um diferencial, o debate mais aguçado com a presença do novo vereador Daniel Pereira(PSDB), onde começou  esquentando as discussões. 
A casa estava cheia e com um público atento no debate.

REQUERIMENTOS PAUTADOS ACIRRAM  PLENÁRIO 
  • TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES 
  • SEGURANÇA PÚBLICA - BIC RETORNO DO PROJETO
  • AUDIÊNCIA DA SAÚDE - DEBATER SITUAÇÃO ENCONTRADA
  • CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE DESPORTO - DESMEMBRANDO DA EDUCAÇÃO
  • CONTRATOS REALIZADOS NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO 
  • ESTUDO TÉCNICO SOBRE DIVISÃO DE BAIRROS E ÁREAS DO MUNICÍPIO
  • INFORMAÇÕES SOBRE DOTAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÁRA O ESPORTE
  • REFORMA DO REGIMENTO INTERNO E LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO
  • INCENTIVO ATRAVÉS DE BOLSA PARA OS MEMBROS DA BANDA FILARMÔNICA 15 DE DEZEMBRO(AJUDA FINANCEIRA)
  • INSTALAÇÃO DE SEMÁFORO PRÓXIMO AO POSTO FAN 
  • COMBATE A DENGUE COM INTENSIVA CAMPANHA 

FALAS 
Maninho (PMDB) sobre a segurança que foi  incisivo quando vem cobrando melhoria  e até aqui nada; 
Daniel Pereira(PSDB) lembra que a prefeita Luciana se encontrava hoje em Natal no intuito de buscar soluções neste sentido;
Fátima Qurino (PROS) reclamou da situação da saude e que seu o pedido de uma audiência pública para debater com as autoridades;
Ailton Lopes (PV) vê dissonante o discurso da colega Fátima que não enxergava os problemas antes, já que era servida;
Divanize Oliveira(PSD), questiona publicação do decreto de emergência financeira e por isso, quer relação dos contratos;
Ruberlandio (PT) reafirma que mantem firme nas suas posições e jamais endossará projetos   ou ações erradas
Fláavio Matias (SDD) desatacou algumnas situações que precisam serem revistas no poder Municipal, contudo, espera que as melhoras aconteçam e que todos ganhem.





Audiencia

CONSELHEIROS QUEREM SE REUNIR COM A PREFEITA LUCIANA 
Pude fazer uma visita na unidade do Conselho Tutelar e senti o entusiasmo daquele grupo formado por cinco membros eleitos e dispostos a dar de si o melhor para a defesa da Criança e o Adolescente. 
Recentemente a equipe recebeu equipamentos como computadores, geladeira, gelágua e impressora e um veiculo zerado para os serviços do Conselho.
O local onde esta instalado o conselho carece de mais espaço e ainda requer alguns detalhes para que o trabalho possa ser ainda ampliado. 
Os conselheiros pediram minha colaboração de datar agenda com a Prefeita Luciana Oliveira e assim apresentarem uma minuta  do que almejam aqueles conselheiros.
Um documento destaca algumas reivindicações consideradas naturais e que certamente não haverá da parte do executivo qualquer impertinencia.

Conselho da Educação

PROFESSORES SE REÚNEM PARA REATIVAR CONSELHO MUNICIPAL
Na tarde de sexta feira, a sede do auditório da secretaria de Educação do município foi palco de importante renião para efetivação da escolha do novo conselho da Educação.
Todos os segmentos foram motivados a comparecerem, pais, alunos e corpo docente e dissente da rede municipal de ensino. Além, de representantes dos poderes públicos, secretaria de Educação, Legislativo e Prefeitura. 
A reunião foi comandada por um técnico, professor Lacerda, que vem prestando relevante serviço â Educação de Baraúna e dai foi tirada o comando do Conselho. 
A professora Lucielma Soares ficou como presidente e  na Secretaria a professora Liane. O SINDSERB se fez representado por Valquiria Lemos, Tertulo Alves pela Câmara e Célia Bezerra pela prefeitura.
O Conselho inspitou o mandato de quatro anos no ano passado, e agora terá mais uma vez a missão de coordenar, orientar e acompanhar as diretrizes de  nossa educação daqui por diante. 

Visita

FERNANDO GABEIRA ESTEVE EM APODÍ PARA DOCUMENTAR HISTÓRIA DOS JUMENTOS
O jornalista e ex-deputado do Partido Verde, Fernando Gabeira esteve no dia de ontem em Apodi para gravação de documentário em seu programa dominical na Globo News.
Aquele absurdo ocorrido há um mês atrás que culminou com um banquete servido com carne de Jumento, até então animal sagrado no nordeste, será pauta de matéria na TV. 
O fato é que esse lado nefasto e desumano acaba senda "foco" de chacota justamente com nosso povo e na nossa região. 
A ideia absurda chamou atenção da grande imprensa e nesse tempo quem pensar que o jumento não é nosso irmão tá enganado. 
Enfim, alguém se movimentando em favor desses animais.. Já estava na hora.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Freio de mão

TERTINHO GARANTE QUE NÃO PERMITIRÁ DESAFETOS NO PLENÁRIO 

Não pegou bem o episódio que destratou colegas e ainda plateias criadas no plenario  para ofensa com alguns edis. Com isso, o presidente quer dar um basta nas discussões inflamadas e evitar o palanque pessoal de ataques. 
A ordem é da mesa diretora que não irá permitir excessos. Imporá mais respeito e assim minimizar as desavenças pessoais no campo das bancadas. 
A estreia do suplente e experiente Daniel Pereira(PSDB), abre dúvidas de seu papel naquela casa, já que todos sabem do tom da palavra do novo parlamentar. Suscitam duvidas ainda que Daniel chegará para sacudir a situação e esquentar a oposição. 
Os colegas da situação ainda não estão no tom que o novo governo precisa é o que se fala por ai.

Núcleo

DISSIDENTES CRIAM NÚCLEO DE ARTICULAÇÃO COM INSATISFEITOS 
Como é natural numa gestão é impossível agradar gregos e troianos, e nessa administação não podia ser diferente. Alguns aliados de primeira hora, outros de segunda e aqueles mais afoitos que gostariam de serem mais presentes. em não obtendo o espaço  almejado espirram buscando novo grupo e desta feita dos insatisfeitos.
Pois bem, vários adeptos se firmam em reuniões, conversam entre si e focalizam a distancia os erros e acertos para se firmarem num discurso.
Na minha miópe ótica isso não e salutar, fundamental era se tivéssemos discernimento e atitude para abortar certas insatisfações e evitar o êxodo de nossa própria gente. 
Talvez faltou habilidade, muita calma nessa hora e quem sabe até houve um excesso de erro. Todo mundo é necessário e soldados nunca é de mais...

Bem dito!

BARAÚNA SE APROXIMA DE CONTAR COM ELEIÇÃO SUPLEMENTAR
Por questões óbvias e pessoais, fosse eu a pessoa que jamais gostaria de dar essa noticia.  O fato é que esse tema já vinha sendo levantado nas esferas judiciais e cá entre nós, não dava muito ouvidos a tal possibilidade de Baraúna contar com uma eleição suplementar.
O que me faz destacar isso é o fato de que o próprio Adjano Bezerra, hoje maior figura nas hostes administrativas e diga-se de passagem um articulador e tanto, ter confidenciado a várias pessoas essa condição. Ora, se Adjano que está no miolo da questão já corre por fora fazendo caminhos é porque a coisa tem sentido. 
Fico cá em meus botões pensando como será o futuro de Baraúna e quantos já se armam nessa possibilidade de serem prefeitos custe o que custar. 
Pelo dito espero está errado e redondamente enganado, pois apesar de não ter curtido o cargo como queria já começava a desenhar uma ação política mais vigorosa...
Que venham os bons!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Um lider

Após 11 mandatos na Câmara, Henrique Alves vai tentar ser governador
Presidente da Câmara dos Deputados deixará o Congresso após mais de 40 anos e já tem pronto o discurso de campanha: "Não há uma porta hoje em Brasilia que eu não abra"
Marcela Mattos, de Brasília
Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (Pedro França/Agência Senado)
Quando Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, em janeiro do ano passado, a frase que mais se ouviu em Brasília para justificar sua eleição foi sobre sua longa trajetória na Casa: 11 mandatos, o mais longevo deputado em atividade do país. Chegar ao comando da Câmara, entretanto, agora deixa claro ser parte de um projeto maior: fazer decolar sua candidatura ao governo do Estado. E o discurso já está pronto: “A vantagem de eu ser candidato é que não há uma porta hoje em Brasilia, no Judiciário ou no Legislativo, que eu não abra”, disse Alves ao site de VEJA.
Filho do ex-governador Aluizio Alves, cujo mandato foi cassado pela ditadura militar, e primo do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o peemedebista Henrique Alves articula uma aliança heterogênea, que poderá agregar dezoito partidos, incluindo siglas de oposição ao governo federal. Sua candidatura também servirá de palanque para a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado, apesar de o PT reclamar ter sido preterido na chapa. O PSDB, do presidenciável Aécio Neves, também estará no barco de Alves. O PSB, de Eduardo Campos, poderá ficar neutro na disputa.
A adversária de Alves, embora o próprio DEM não tenha batido o martelo, deverá ser a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM), cuja gestão chega ao quarto ano enfraquecida, com as finanças no vermelho e paralisada por sucessivas greves de servidores. Mais: Rosalba teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso de poder político e econômico e segue no cargo graças a uma liminar da Justiça.
A oposição no Estado critica Rosalba por submeter as principais decisões do governo ao crivo do marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, instalado no cargo de secretário-chefe do Gabinete Civil. Atualmente, ela está isolada pelo seu principal fiador, o senador e presidente do DEM, José Agripino Maia, e rompeu com o vice-governador e também futuro adversário, Robinson Faria (PSD).
Alves pretende levar como vice na chapa o deputado João Maia (PR), irmão de Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado defenestrado no escândalo dos Atos Secretos. A favorita para disputar o Senado é a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).
Palanques – A adesão de Wilma depende do aval da Executiva Nacional do PSB, que tem restrição ao bloco comandado por Alves. “Por ora, há um questionamento do grau de envolvimento que a Wilma terá estando numa chapa encabeçada por alguém que vá fazer campanha para a Dilma. Nós precisamos de palanques bastante identificados e comprometidos com a eleição de Campos”, afirma o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), coordenador da campanha de Eduardo Campos.
A estrutura montada pelo presidente da Câmara também abrirá espaço para o PSDB, que já anunciou apoio ao peemedebista. Em troca, os tucanos tentam abrir caminho para o presidenciável Aécio Neves (MG). “Tenho uma boa experiência no assunto e sou civilizado. O Aécio vindo ao meu Estado, vou recebê-lo no aeroporto, dar as boas vindas”, disse Alves, que ainda trabalha para separar Agripino Maia, seu amigo, da candidatura à reeleição de Rosalba.
No campo rival, a chamada "terceira via" encabeçada pelo vice-governador, Robinson Faria (PSD), articula para tentar atrair o PT, oferecendo a vaga ao Senado para a deputada Fátima Bezerra (PT). “O PMDB optou por excluir o PT, que é a chapa nacional, e preferiu aliança com Agripino e opositores ao projeto nacional. Como o PT vai ficar em uma aliança com um feroz opositor ao nosso governo? Nós fomos excluídos”, reclama Fátima.
Fonte: www.veja.com.br

Nosso dia

jornalistas (1)

Conquista

CONSELHEIROS TUTELARES GANHAM EQUIPAMENTOS E VEÍCULO
Os conselheiros tutelares de Baraúna receberam vários equipamentos, utensílios e ainda um veiculo zero Km para realizarem um maior e melhor serviço a população;
A luta por esses beneficios foi por meio da prefeitura e da grande ajuda da deputada Fátima Bezerra do PT/RN. 
Os equipamentos como cinco computadores, impressora, gelágua e geladeira  já se encontram na sede do conselho local. 
A equipe ficou bastante feliz com esse empenho e agora pretende ocupar os demais espaços existentes na sede a entidade, ocupada pelo COMDCA  e a Secretaria de Agricultura do município. A resolução do CONANDA e a recomendação do Ministério Público é que o Conselho posse a manter sua sede exclusiva, 


Ampliando

TERTINHO AMPLIA BASE DE APOIO PARA RAIMUNDO FERNANDES
 Tértulo Alves
O presidente da Câmara de Baraúna, Tértulo Alves(PMN), vem liderando apoios para o deputado do PROS, Raimundo Fernandes.
Nas suas idas e vindas à capital  tem levado uma gama de lideranças para tratar de reforçar a base do deputado estadual.  A vereadora Fátima de Juremal acompanha com o presidente todo o processo de apoios. Além dos dois edis vem ainda o suplente Raimundo de Poço Novo(PMN), e de quebra nesse mesmo bolo o ex-secretário de Turismo, Arimatéia Azevedo, Roldão Rosa entre outros, 
A tendência para comandar a sigla está sendo carreada para a vereadora, uma vez que é detentora do mandato e ainda pela sua  boa relação com Tertinho. 
O deputado nunca havia recebido ajudar em Baraúna e hoje, sente-se fortalecido e com chances de boa votação dada a boa condução desses apoios.

Eleição suplementar

FINAL DE SEMANA É MARCADO POR CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS 



Teve inicio desde sexta feira e se encerrando já no domingo as convenções municipais para homologação das candidaturas a prefeitura de Mossoró na eleição suplementar marcada para o dia 04 de Maio.
Larissa Rosado do PSB acompanhada do vice do PMDB, Alex Moacir que é vereador presidente da Câmara realizou sua convenção na sexta feira. 
No sábado foi a vez do atual prefeito, Silveira Jr com Luiz Carlos Marins, unindo doze partidos em seu favor. O evento foi realizado no hotel vila oeste e contou com expressivas lideranças estaduais como: Robinson Farias, sen Paulo Davim, deputados Fábio Farias e Fátima Bezerra e ainda do deputado estadual Leonardo acompanhado da ex-prefeita Fafá Rosado - a chapa de Silveira (PSD/PT) conta ainda com 14 vereadores. 
Já a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM), aparece sozinha tendo apenas o apoio do PP de Betinho Rosado, numa chapa caseira formada pelo vice Canindé Maia.
Por fora ainda as candidaturas do PCdoB com Gutemberg Dias e Neto Vale.

Turismo


Postado em  04/04/2014 - 05:31 - DE FATO
Furna Feia é incluída na rota de turismo da Costa Branca Potiguar
Baraúna por pouco ficou de fora do Pólo Costa Branca. Apesar do credenciamento disponível desde 2012, o município, detentor de 80% do Parque Nacional da Furna Feia, só foi habilitado dias antes do fim do prazo, há duas semanas. Com isso, Baraúna conseguiu inserção na rota oficial do turismo do Oeste, e se fortalece como destino turístico no interior do Estado.
A secretária de Turismo de Baraúna, Graça Barbosa, explica que a habilitação só foi possível devido à articulação de urgência na Secretaria Estadual de Turismo. “Procuramos a Secretaria e descobrimos que o prazo estava aberto há mais de um ano e prestes a ser encerrado. Então, de imediato providenciamos documentos e inserimos Baraúna no pólo Costa Branca”, conta.
 
Cavernas do parque Furna Feia: potencial turístico (fotos: Diego Bento)

       Planejamento resgatado
“Por pouco não perdíamos essa valiosa oportunidade. Mas, a partir de agora, o turismo de Baraúna passa a viver um novo momento e, fazendo parte do pólo Costa Branca, nos integramos às ações conjuntas para explorar o turismo ecológico e histórico no Parque Furna Feia”, explica Graça Barbosa, que prepara amplo planejamento para o turismo local.
 
Parque Furna Feia encanta por suas cavernas

       Potencial turístico
Com 8,4 mil hectares e 213 cavernas em seu interior, o Parque Nacional Furna Feia, localizado entre Baraúna e Mossoró, foi criado por decreto da Presidência da República em 5 de junho de 2012. Primeiro parque nacional do Rio Grande do Norte, alia conservação do meio ambiente ao turismo sustentável, gerando emprego e renda para os moradores da região.
Já o Pólo Costa Branca é o jargão turístico dado ao Oeste Potiguar. O nome é referência às paisagens da região, onde predominam dunas e salinas, com imensos morros brancos. Possui incrível contraste: de um lado, vegetação caatinga, repleta de xique-xiques e juremas. Do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas.

Últimas postagens